Mudanças poderão ser ainda piores que aquelas defendidas por Michel Temer

IDADE

De acordo com o que a imprensa vem divulgando desde 4 de fevereiro, data em que uma versão preliminar da Projeto de Emenda Constitucional sobre a Previdência teria vazado. Bolsonaro quer que homens e mulheres sejam obrigados a trabalhar até os 65, no minimo.

TEMPO DE SERVIÇO

Para receber a chamada aposentadoria integral. Serão necessários 40 anos de contribuição.

VALORES DOS BENEFÍCIOS

Bolsonaro quer implementar o sistema de capitalização, no qual o trabalhador será obrigado a fazer uma poupança para sua própria aposentadoria. No final da vida o valor do beneficio vai depender do saldo existente na conta de cada um e poderá ser menor que o salário minimo

REFORMA INCLUI O PIS

Bolsonaro também quer o fim do pagamento do PIS para trabalhadores que recebem mais que o salário minimo. Atualmente o valor máximo é de 2 saláraios mínimos.

TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO NÃO CONSEGUIRÃO SE APOSENTAR

“Em tempos de desemprego e precarização nas relações de trabalho, o tempo de serviço e a idade minima propostas por Bolsonaro tornarão a aposentadoria praticamente impossível para os trabalhadores em setores com maior índice de trabalho precário e desgaste físico, como o da construção civil, por exemplo”. Aponta a presidência da FSCM SP.

PROPOSTAS

Para equalizar os cofres da Previdência, ao invés de penalizar os trabalhadores mais pobres, as centrais sindicais propõem que o governo cobre as empresas que devem ao INSS e combata a sonegação, as renúncias previdenciárias e os desvios das verbas da Previdência para outros setores. A fiscalização e penalização de empresas que descontam do trabalhador e não repassam o valor para o INSS devem ser realmente eficazes.

LUTA

Dia 20 DE FEVEREIRO será um dia marcado por protestos, atos públicos e assembleias nos locais de trabalho. Na cidade de São Paulo ocorrerá a Assembleia Nacional em Defesa da Previdência e da Seguridade Social.