2º Congresso FSCM – CUT
2º Congresso FSCM-CUT
Aos dois dias do mês de outubro de dois mil e quinze, às dez horas, no acesso à Estrada do Clube Hawai Tozan, 2.240, Jardim Tupã, São Bernardo do Campo, iniciou-se o congresso dos associados da Federação dos Trabalhadores da Indústria da Construção, do Mobiliário e da Madeira da CUT do Estado de São Paulo.
FSCM-CUT elege Diretoria e Conselho Fiscal 2015-2019
Josemar Bernardes foi reeleito por unanimidade pelos 35 delegados credenciados
“Vamos trabalhar, porque é o que interessa”. Com esta declaração, o presidente reeleito Josemar Bernardes André encerrou o 2° Congresso da FSCM-CUT (Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção, do Mobiliário e da Madeira da CUT de São Paulo), realizado em 2 de outubro, no qual foram eleitos Diretoria e Conselho Fiscal para o quadriênio 1015-2019.
Com votação unânime dos 35 delegados credenciados pelos sindicatos de Bauru (4), Botucatu (3), Campinas (4), Duartina (2), Guarulhos (6), Mogi (5), Salto (4), São Bernardo (6) e Solidariedade (1), a nova direção da FSCM-CUT se reunirá em 24 de novembro para o primeiro Seminário de Planejamento do novo mandato. Da plataforma de gestão consta desenvolvimento de cronograma de capacitação de dirigentes para o enfrentamento das conjunturas econômicas e políticas. “Vamos realizar trabalho forte de mobilização junto às bases no Estado de São Paulo, deixando claros os diferenciais das políticas sindicais cutistas”, afirmou Josemar, e continuou: “Conheci, rodando pelo estado de São Paulo, os mais variados tipos de sindicato. A maioria não tem concepção política estruturada, com exceção dos associados à CUT, que fazem o debate político. Os demais não agem assim e se rendem a outros interesses. Por isso, respeito os companheiros de sindicatos cutistas que optaram pela associação à FSCM-CUT”.
O presidente foi duro com a conduta de sindicalistas que trocam a luta da categoria por facilidades. “Vamos sim fazer oposição em todos os sindicatos que for possível fazer porque temos a melhor proposta de luta para a classe trabalhador”, disparou. Aos delegados, disse que na FSCM-CUT todos os sindicatos são iguais e têm muito a contribuir. “Temos consciência do peso econômico deste setor, que só perde para o petróleo. Mas sabemos que a rotatividade mascara essa importância no cenário nacional.”
O presidente da CUT –SP, Douglas Izzo, prestigiou o evento e discorreu sobre a agenda da central que inclui debates e enfrentamentos neste momento de crise. “Precisamos fazer a disputa pela hegemonia em São Paulo. Queremos construir a política da CUT bem próxima às federações”, afirmou. O presidente destacou a importância de trazer cada vez mais sindicatos para a central. “A CUT não se escondeu diante dos ataques conservadores e colocou em alto e bom tom que defende a democracia, mas não rejeita o reajuste fiscal e retirada de direitos dos trabalhadores”.
Luiz Carlos José de Queiroz, vice-presidente da Conticom destacou a importância da participação das mulheres nas entidades do setor. A partir dessa gestão, a federação terá Secretaria da Mulher, comandada por Cida Menezes, que acumula anos de luta no ramo.
O presidente da CNTIC (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção), Admilson Oliveira, lembrou que a construção da FSCM-CUT demandou muita luta e que os dirigentes precisam estar nas ruas em defesa dos direitos e por melhores salários e condições de trabalho, além da ampliação de empregos. “Vamos defender a multiplicidade de confederações por centrais de maneira fortalecer as políticas sindicais”, afirmou. Admilson aproveitou para anunciar as eleições do Sintracom SBC-DMA, em 21 e 22 de outubro que terá chapa única.
O evento foi ainda prestigiado pe dirigente da ICM, Marina Gurgel, que saudou os participantes. “A ICM tem 12 milhões de trabalhadores em mais de 130 países. Estamos à disposição dos sindicatos e das lutas”, disse.
Conheça a Diretoria e o Conselho Fiscal 2015-2019
Diretoria e suplentes:
Presidente –Josemar Bernardes André
Vice-presidente – Valdemir Oliveira
Secretário geral – Talel Soleiman Ismail
Tesoureiro – Edmilson Girão da Silva
Secretário de Assuntos Sindicais – Amilton Mendes dos Santos
Secretário de Organização – Claudio Bernardo da Silva
Secretário de Formação – Marcos José de Souza Fonseca
Secretaria da Mulher – Aparecida Maria de Menezes
Secretaria de Esportes e Cultura – Marcelo Ferreira dos Santos
Secretaria de Saúde e Segurança – Voneide de Oliveira Santos
1° suplente Diretoria Executiva – Lui Albano da Silva
2° suplente Diretoria Executiva – Wilson Barbosa Lima
3° suplente Diretoria Executiva – Sílvio Sérgio Ventura
4° suplente Diretoria Executiva – Antonio José Jesus Silva
5° suplente Diretoria Executiva – Valmy Severino de Sousa
6° suplente Diretoria Executiva – Aloísio Costa
Conselho Fiscal
1° conselheiro – Anderson Inácio da Silva
2° conselheiro – José Carlos Cardoso
3° conselheiro – Roberto Alves Lopes
1° suplente Conselho Fiscal – José Luiz Fernandes
2° suplente Conselho Fiscal – Josefino Cândido de Oliveira
3° suplente Conselho Fiscal Edna de Almeida Santos